Você realmente é dono da sua marca? Entenda por que registrar é mais importante do que nunca
- RENATO SAAVEDRA
- 30 de jul.
- 1 min de leitura

Ter uma marca é mais do que ter um nome bonito ou um logotipo bem desenhado — é ter identidade, reputação e valor no mercado. Mas, será que você é realmente o dono da sua marca?
A resposta depende de um único fator: registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Por que registrar sua marca?
Ao registrar sua marca, você garante exclusividade de uso em todo o território nacional, dentro do seu segmento de atuação. Isso significa que nenhum concorrente poderá usar nome, slogan ou símbolo parecido com o seu — e, caso use, você tem respaldo legal para impedir.
Os riscos de não registrar
Muitos empreendedores acreditam que apenas usar uma marca por anos já garante direitos sobre ela. Infelizmente, não é assim. Sem registro, a marca pode ser registrada por outra empresa e você pode ser obrigado a parar de usar aquilo que construiu — inclusive mudando nome em fachada, redes sociais, rótulos e embalagens.
Casos reais
Já houve inúmeros casos no Brasil de empresas que perderam anos de mercado por não terem registrado suas marcas. O custo de não registrar pode ser bem mais alto do que o investimento em proteção legal.
Registrar sua marca é um passo estratégico e uma prova de profissionalismo. Proteja o que é seu antes que alguém faça isso por você.
.png)
)%20(4).png)



Comentários